quinta-feira, maio 03, 2007

» CDB, CDI, IOF, IGPM... você sabe o que significa tudo isso?

Quem costuma acompanhar os noticiários do mercado financeiro se depara freqüentemente com as mais variadas siglas: CDB, CDI, IOF, IBX, IGPDI... Mas o que significa exatamente esse emaranhado de letras?

CDB

Certificado de Depósito Bancário - Modalidade de aplicação que pode render tanto uma taxa de juros fixa quanto variável, dependendo da forma como foi negociado.

CDC
Crédito Direto ao Consumidor - Financiamento pessoal concedido para aquisição de bens e serviços. O crédito é geralmente utilizado para a aquisição de eletrodomésticos e veículos.

CDI
Certificado de Depósito Interbancário - Assim como o CDB, esta é uma modalidade de aplicação que pode render tanto uma taxa de juros fixa quanto variável. No entanto este certificado é negociado exclusivamente entre bancos. Essas transações são fechadas por meio eletrônico e registradas nos computadores das instituições envolvidas e nos terminais do CETIP. A maioria das operações são negociadas por um dia. A taxa média diária do CDI de um dia é utilizada como referencial para o custo do dinheiro (juros). Por este motivo, esta taxa também é utilizada como referencial para avaliar a rentabilidade das aplicações em fundos de investimento.

Copom
Conselho de Política Monetária - Órgão governamental encarregado de formular a política monetária do País.

CVM
Comissão de Valores Mobiliários
- Órgão regulador dos mercados de bolsa e de balcão, especificamente voltada para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalização desses mercados.

FED
Federal Reserve Bank - É o Banco Central americano.

FGV-100
Índice elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, que mede o desempenho em bolsa das 100 maiores empresas privadas brasileiras.

FIEX
Fundo de Investimentos no Exterior - É um fundo de investimento doméstico, que aplica no mínimo 60% de seus recursos em títulos da dívida externa brasileira.

FIF
Fundo de Investimento Financeiro - Os FIFs englobam vários tipos de fundos de investimento, tais como: renda fixa, DI, derivativos, etc. São aplicações onde o dinheiro é investido de diversas maneiras, de acordo com o regulamento do fundo e regras de enquadramento do Bacen, tais como: títulos do governo, CDBs, mercados futuros, de opções, ações (limitado a 49% da carteira), etc.

FMI
Fundo Monetário Internacional - Instituição que congrega 182 países. O FMI tem como finalidade básica emprestar recursos aos países membros que estejam com dificuldades de cumprir com seus pagamentos a outros membros.

IBA
Índice Brasileiro de Ações - A exemplo do Ibovespa, IBX e FGV-100, é um outro índice que mede o comportamento das bolsas de valores.

IBOVESPA
Índice Bovespa - Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Mede a lucratividade de uma carteira hipotética das ações mais negociadas na BOVESPA. Cada ação integrante da carteira recebe um peso que varia de acordo com sua liquidez. Frequentemente a composição e os pesos são alterados para melhor representar o mercado de ações.

IBX
Índice Brasil - Mede o retorno de uma carteira hipotética composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA, em termos de número de negócios e volume financeiro, ponderadas no índice pelo seu respectivo valor de mercado.

IGPDI
Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna. Mede a variação de preços no mercado de atacado, de consumo e construção civil. Este índice é formado pela soma ponderada de outros 3 índices: IPA - Índice de Preços ao Atacado, com um peso de 60%; IPC - Índice de Preço ao Consumidor, com um peso de 30%; e INCC - Índice Nacional da Construção Civil, com um peso de 10%. O IGPDI exclui os produtos importados, considerando apenas o que é produzido internamente.

IGPM
Índice Geral de Preços do Mercado – Semelhante ao IGPDI, porém considera todos os produtos disponíveis no mercado, inclusive o que é importado.

IOF
Imposto sobre Operações Financeiras.

LFT
Letras Financeiras do Tesouro - Modalidade de empréstimo do Governo brasileiro, na qual ele lança LFTs no mercado para captar recursos. As instituições financeiras interessadas compram essas LFTs (portanto cedendo dinheiro ao Governo) e as resgatam no período e valores previamente combinados. Estes papéis são pós-fixados, rendendo a taxa acumulada no mercado SELIC.

LTN
Letras do Tesouro Nacional - Título de dívida pré-fixado usado pelo Tesouro como instrumento de captação de recursos.

OMC
Organização Mundial de Comércio - Órgão máximo do comércio mundial, lhe compete regular e fiscalizar a prática comercial entre os países.

PEA
População Economicamente Ativa de um país. Isto é, aquela população em condições de trabalhar.

PIB
Produto Interno Bruto - Compreende o conjunto de todos os bens e serviços produzidos em uma região, usualmente um país.

PL
Participação no Lucro - Quantidade do lucro de uma empresa que é distribuído aos funcionários.

S&P 500
Índice elaborado pela consultoria americana Standard & Poor´s, que reflete o desempenho na Bolsa de Valores de Nova York. Um comitê da Standard & Poor`s elege as 500 companhias líderes nos setores mais importantes da economía norte-americana para compor este índice. Juntamente com o Dow Jones, o S&P 500 está entre os indicadores mais usados para acompanhar o mercado de capitais dos Estados Unidos.

SELIC
Sistema Especial de Liquidação e Custódia - Sistema computadorizado, em tempo real, do Banco Central, ao qual apenas as instituições credenciadas no mercado financeiro têm acesso. A funcão do SELIC é receber o título do vendedor e transferi-lo ao comprador, ao mesmo tempo em que recebe o dinheiro do comprador e o repassa ao vendedor. Através do Selic os negócios têm liquidação imediata. O Selic também monitora as reservas financeiras dos bancos.

TR
Taxa Referencial de Juros - A TR foi criada no Plano Collor II com a intenção de ser uma taxa básica referencial dos juros a serem praticados no mês. Atualmente é utilizada no cálculo do rendimento de vários investimentos, tais como títulos públicos, caderneta de poupança. E também em outras operações, tais como empréstimos do SFH, pagamentos a prazo e seguros em geral. A metodologia de cálculo da TR tem como base a taxa média mensal ponderada ajustada dos CDBs prefixados das 30 instituições financeiras selecionadas, sendo eliminadas as duas de menor e as duas de maior taxa média. A base de cálculo da TR é o dia de referência, sendo calculada no dia útil posterior. Sobre a média apurada das taxas dos CDBs é aplicado um redutor que varia mensalmente.

[]s

7 comentários:

Unknown disse...

Muito boa a aula sobre "Siglas" e "Impostos". Me ajudou a resolver um impasse.

Obrigado

Anônimo disse...

boa boa... muito interessante

Anônimo disse...

Você esqueceu de mencionar que o COPOM também define a taxa básica de juros do país. Esta informação é muito importante para entender as notícias sobre Economia.

Anônimo disse...

O FED não é bem um Banco Cnetral. Ele é um apanhado de bancos que atuam como um Banco Central, mas os EUA não possuem um BC.

Esta diferença importante também não pode faltar para quem deseja entender a economia norte-americana.

Anônimo disse...

Outra sigla fundamental do mercado financeiro e que afeta a economia em larga escala:

BM&F : Bolsa de Mercadorias e Futuros.

É a Bolsa brasileira de mercados futuros. Os derivativos são negociados nela, por exemplo.

Anônimo disse...

Além do PIB, há também o PNB, Produto Nacional Bruto.

A diferença entre os dois está na naturalidade de quem produz os bens e mercadorias contabilizados.

Pode-se saber mais a respeito em livros de Contas Nacionais ou Macroeconomia.

Anônimo disse...

muito obrigado por mostrar os significados destas siglas elas irão me ajudar muito


Últimas Notícias > Negócios

Últimas Notícias > Economia