quarta-feira, agosto 15, 2007

» Como a crise do crédito imobiliário nos Estados Unidos tumultuou o mercado internacional

Estamos acompanhando diariamente a crise imobiliária norte-americana. Depois de muita turbulência o mercado internacional volta a mostrar uma certa tranqüilidade – segundo analistas devido a enorme injeção de dinheiro no mercado financeiro.

Mas como uma crise iniciada com a inadimplência dos devedores de empréstimos hipotecários nos Estados Unidos pôde causar tanta turbulência mundo afora?

Um dos pontos fundamentais é o seguinte: os bancos precisam de dinheiro para cumprir suas obrigações e emprestam entre si, no mercado conhecido como “interbancário”. Alguns bancos investem em peso no crédito imobiliário americano e com a crise no setor esses bancos amargaram fortes perdas. O clima de desconfiança se estabeleceu no mercado, e os bancos já não tem confiança para se emprestar dinheiro mutuamente.

Uma demonstração clara da gravidade da situação foi a decisão do banco francês BNP Paribas, que anunciou o congelamento dos saques em fundos de investimentos lastreados no mercado imobiliário americano, pois se houvesse uma retirada em massa do dinheiro aplicado a instituição certamente enfrentaria sérios problemas financeiros.

Agora só nos resta aguardar, e esperar a turbulência passar.

[]s

Nenhum comentário:


Últimas Notícias > Negócios

Últimas Notícias > Economia