domingo, agosto 12, 2007

» O valor do dinheiro

Durante esses quase 3 anos de experiência com investimentos e transações financeiras on-line conheci muitas pessoas que não confiam em e-currencies.

“Como confiar em uma moeda que não existe fisicamente?”

Realmente, temos que ter cuidado e atenção. Não só com as moedas digitais, mas com toda e qualquer transação on-line. O que não podemos é deixar o preconceito nortear nossos pensamentos.

Existem vários mitos sobre nossas moedas, sejam elas digitais ou não. Um dos mitos é que o nosso dinheiro tradicional é seguro por ser lastreado em ouro. Isso realmente acontecia com a maior parte do dinheiro “de papel” existente no mundo. Entretanto, em 1971, os Estados Unidos retiraram o endosso governamental ao dólar com um suprimento de ouro real – e todas as principais moedas internacionais seguiram o exemplo.

Portanto fica a pergunta: “Se nossas moedas não são mais lastreadas em ouro, o que garante o valor do nosso dinheiro?”

A resposta é: “Absolutamente nada.”

A única razão de nossas moedas e notas terem algum valor é porque temos um sistema estável, onde as pessoas aceitam estes objetos em troca de algo valioso. Nada além disso.

Como já disse – sabiamente – o economista Milton Friedman, ganhador do Prêmio Nobel: "os pedaços de papel verde têm valor porque todos acreditam que eles têm valor."

Fonte de pesquisa: How Stuff Works

[]s

Nenhum comentário:


Últimas Notícias > Negócios

Últimas Notícias > Economia