sábado, maio 05, 2007

» Glossário – Parte I

Mais um post com o intuito de esclarecer alguns termos da nossa economia. Para evitar um post muito extenso, postarei aos poucos. Espero que seja útil.

Beta
Medida de risco de um ativo, que mede a sensibilidade do ativo em relação a determinado índice. Ex.: Se uma ação se comporta exatamente como o Ibovespa, dizemos que ela tem beta=1. Se a ação variar mais que o Ibovespa, mas no mesmo sentido, ela terá beta>1. Se variar menos, mantendo o mesmo sentido, ela terá beta<1.

Blue Chip
Jargão utilizado no mercado financeiro para definir ações de empresas tradicionais e de grande porte, com grande liquidez e procura no mercado de ações. O termo "blue chip" vem do pôquer, jogo de cartas no qual as "fichas azuis" são as mais valiosas.

C-Bond
Um dos Títulos de dívida externa do governo brasileiro com vencimento em 2014.

Circuit Breaker
Normativo adotado pelas Bolsas de Valores e pelo qual o pregão é imediatamente interrompido toda vez que o índice tenha queda de dez pontos percentuais.

Commodity
No mercado financeiro é utilizada para indicar um tipo de produto, geralmente agrícola ou mineral, de grande importância econômica internacional, amplamente negociado entre importadores e exportadores.

Compulsório
Parte dos recursos aplicados em depósitos à vista e a prazo que ficam retidos no Banco Central, por determinação do mesmo. "Recolher o compulsório" significa a obrigação que as instituições financeiras têm de depositar no BACEN o percentual por este determinado, sobre o montante de seus depósitos à vista e à prazo. Quando os responsáveis pela política econômica decidem "enxugar o mercado", ou seja, retirar dinheiro de circulação, uma forma bastante comum de fazer isso é aumentar o percentual do recolhimento compulsório.

Crack
Ocorre quando as cotações das ações declinam velozmente para níveis extremamente baixos.

[]s

Nenhum comentário:


Últimas Notícias > Negócios

Últimas Notícias > Economia