domingo, maio 06, 2007

» Glossário – Parte II


Mais algumas expressões:

D+
Jargão utilizado no mercado financeiro que expressa o dia da operação e o dia da sua liquidação. D+0= hoje; D+1= amanhã; D+2= depois de amanhã; e assim por diante. O "+ seguido de um número" significa o número de dias necessário para que a instituição financeira efetive realmente a operação.

Day-trade
Conjugação de operações de compra e de venda realizadas em um mesmo dia, dos mesmos títulos, para um mesmo comitente, por uma mesma sociedade corretora, cuja liquidação é exclusivamente financeira.

Debênture
Quando uma empresa quer captar recursos para investir e/ou pagar dívidas, pode emitir títulos denominados debêntures. Os investidores que compram as debêntures recebem, em troca, uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado

Disclosure
Divulgação de informação por parte de uma empresa, possibilitando uma tomada de decisão consciente pelo investidor e aumentando sua proteção.

Dumping
Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar os concorrentes e conquistar fatias maiores de mercado.

Equity
Patrimônio Líquido. São os direitos residuais dos acionistas sobre os ativos da empresa, calculado subtraindo-se o passivo total do ativo total.

Fundo referenciado
em DI
Fundo cuja carteira é composta por pelo menos 95% de títulos que acompanham a variação do CDI. Estes fundos não podem usar derivativos para alavancar rentabilidade e sim apenas para fazer "hedge". Têm de possuir 80% da carteira aplicada em títulos públicos federais ou títulos privados classificados como de baixo risco de crédito.

Fundos não referenciados
São fundos que não possuem o mínimo exigido de 95% da carteira composta por títulos que acompanhem a variação de um determinado indicador de mercado.

Fundos referenciados
Fundos que seguem a variação de um determinado indicador de mercado (benchmark). Estes fundos, por lei, devem estipular que pelo menos 95% de sua carteira seja composta por ativos que acompanham o indicador de referência.

[]s

Nenhum comentário:


Últimas Notícias > Negócios

Últimas Notícias > Economia