terça-feira, abril 10, 2007

» CPMF – Você ainda acredita que é provisória?

Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira. Essa é a nossa infame CPMF que de provisória, diga-se de passagem, só tem o nome.

A CPMF foi criada - na ocasião ainda como nome de IPMF (Imposto Provisório sobre Transações Financeiras) – em 1993, no governo Itamar Franco, a pedido do então ministro Adib Jatene, com o pretexto de destinar sua receita à saúde pública. E aí está outra lenda, pois se fosse realmente destinada à saúde, depois de arrecadados R$ 250 bilhões de reais (desde 1996, segundo dados oficiais) provavelmente não estaríamos à beira de um apagão na saúde brasileira.

Sem rodeios, a CPMF é um jeito que arrumaram para você pagar para usar o seu dinheiro. Você precisa dos bancos para guardar seu dinheiro e pagar suas contas, inclusive os impostos, e aí tem que pagar para poder fazer tudo isso.

Algumas infelizes curiosidades sobre a CPMF:

- Um valor qualquer de dinheiro, depois de passar por 263 transações financeiras, vai inteiro para os cofres do governo por causa da CPMF.

- A CPMF deveria vigorar por apenas 2 anos mas que já dura mais de 10.

- Em Janeiro de 2007, em relação ao mesmo mês do ano passado, a CPMF teve um aumento de 21%.

Essas e outras informações estão no site www.xocpmf.com, que como o próprio nome já diz defende a extinção do imposto em dezembro, quando vence sua prorrogação. Acessem, se informem, e participem do abaixo-assinado online. Não custa nada tentar.

[]s

Nenhum comentário:


Últimas Notícias > Negócios

Últimas Notícias > Economia