terça-feira, fevereiro 13, 2007

» Esquemas Ponzi

A internet está inundada de ofertas milagrosas de enriquecimento. Um dos casos mais comuns é o esquema Ponzi, normalmente disfarçado de MMN.

O que é um esquema Ponzi?

Charles Ponzi nasceu em Parma, Itália, em 1882. Pobre, emigrou para os Estados Unidos em 1903. No final de 1919, trabalhava numa empresa respondendo cartas do exterior, quando teve a idéia de publicar uma revista sobre exportação e escreveu sobre o assunto a um cavalheiro na Espanha. Na resposta, recebeu um cupom-resposta internacional que poderia ser trocado pelos selos postais para pagar a despesa de envio da revista. Ponzi notou que o remetente pagou o equivalente a 1 cent na Espanha e, em Boston, onde estava, recebeu 6 cents em selos. Poderia, então, enviar dinheiro aos países onde o cupom custava bem menos do que nos Estados Unidos. Trocaria pelos selos que venderia a terceiros. Como não tinha dinheiro, passou a oferecer o retorno em dobro, em 90 dias, ou com 50% de lucro em 45 dias. No entanto, não havia como operar o esquema por causa dos longos prazos para troca de moeda, envio, compra dos cupons, etc.. Assim, no vencimento, pagava aos primeiros com o dinheiro investido pelos seguintes.

Corrigindo pela taxa de inflação, estima-se que o esquema tenha movimentado cerca de $140 milhões dos dias atuais, com que poderia ter comprado cerca de 180 milhões de cupons-resposta. Na verdade, havia comprado apenas dois.

Esse é um pequeno resumo da vida de Charles Ponzi, que acabou sendo condenado e preso diversas vezes, por esse e outros golpes.

Provavelmente não foi Ponzi quem inventou o esquema ilegal, que ganhou seu nome por, talvez, ter sido o maior.

Os esquemas podem variar, porém, o objetivo é sempre o mesmo: tirar dinheiro de gananciosos, incautos e ingênuos. Em muitos países é crime. No Brasil, enquadra-se no famoso Artigo 171 do Código Penal: estelionato. Importante: não é só o criador que está infringindo a lei; os participantes também, já que atraem outras pessoas para tirar seu dinheiro.

Para identificar um esquema Ponzi devemos estar atentos ao seguinte:

- Estamos efetivamente COMPRANDO alguma coisa?
- Existe algum PRODUTO ou SERVIÇO sendo vendido?
- Se estiver realmente pagando por um produto ou serviço – Vale o preço pago?

E o mais importante: se a “comissão” é paga com parte da taxa de inscrição, isso é um esquema PONZI. A comissão só é legal se é parte da venda de produtos/serviços.

[]s

Nenhum comentário:


Últimas Notícias > Negócios

Últimas Notícias > Economia