segunda-feira, março 05, 2007

» A expressão “risco país”, ou “risco Brasil” já faz parte do nosso cotidiano. Mas você sabe exatamente o que é isso?

O risco país é um indicador, calculado pelo JP Morgan Chase Bank, que tenta determinar o grau de instabilidade econômica de cada país, levando em conta indicadores como o tamanho da dívida pública (externa e interna), a sua capacidade de pagamento, o tamanho do déficit público, as taxas de juros e de câmbio e outros indicadores.

Basicamente o risco país indica ao investidor que o preço de se arriscar a fazer negócios em um determinado país é mais ou menos elevado. Quanto maior for o risco, menor será a capacidade do país de atrair investimentos estrangeiros.

Tecnicamente, é a sobretaxa paga em relação à rentabilidade garantida pelo bônus do Tesouro dos Estados Unidos, tido como o país mais solvente do mundo, de risco praticamente nulo. Isso significa dizer que a cada 100 pontos expressos pelo risco Brasil, os títulos do país pagam uma sobretaxa de 1% sobre os papéis dos EUA.

Essas medidas são hipotéticas e não caracterizam, de fato, a adimplência ou a inadimplência dos títulos públicos pelo governo, por exemplo. Porém, sendo hipotética ou não, muitas vezes é utilizada como parâmetro pelos investidores externos, que buscam acima de tudo, a segurança na aplicação de seus recursos.

[]s

Nenhum comentário:


Últimas Notícias > Negócios

Últimas Notícias > Economia