sexta-feira, março 30, 2007

» Saiba se beneficiar do Marketing Viral

Embora muita gente nem perceba, estamos constantemente na mira de campanhas de marketing viral. E não é de hoje. As infames correntes que circulam pela internet já trazem em si o conceito viral. Mas exatamente o que significa isso?

Marketing viral é simplesmente a nossa conhecida propaganda boca-a-boca, porém no contexto da internet. Simplesmente isso.

Uma das primeiras campanhas de marketing viral foi usada pelo Hotmail, que incluía um convite para assinar o serviço no final de cada e-mail enviado por algum assinante.

Outro caso clássico foi no lançamento do filme “Bruxas de Blair”. Os produtores do filme contrataram alguns estudantes para fazer panfletagem na porta de escolas. Os impressos despertavam a curiosidade e levavam os adolescentes a acessarem o site do filme. Como a história do filme foi criada para parecer um caso real de desaparecimento de adolescentes, cada visitante logo encaminhava o link para os amigos. Dessa forma simples e praticamente com custo zero o filme foi divulgado para milhões de pessoas. A segunda etapa da divulgação foi ainda mais genial. Os produtores limitaram o lançamento do filme a poucas salas de cinema espalhadas pelos Estados Unidos. Com um interesse maior que o número de lugares disponíveis, logo se formaram filas intermináveis nas portas dos cinemas. Obviamente todo esse tumulto atraiu a atenção da mídia convencional, que começou a divulgar o filme na forma de notícias de aglomeração. Resultado: o filme que custou míseros 50 mil dólares (sim, comparando com cifras hollywoodianas 50 mil não rodaria nem um trailler de um curta-metragem) lucrou cerca de 202 milhões de dólares nas bilheterias mundiais. Simplesmente 200.000% de lucro!

Uma das estratégias mais comuns de marketing viral é o “e-mail marketing”. E aqui encontramos um sério problema. A maioria das pessoas não consegue enxergar o verdadeiro conceito de uma campanha viral e inunda a internet com propagandas sem a mínima chance de sucesso. Enviar e-mail em massa, de forma abusiva e descontrolada não é, nem nunca será, uma campanha de marketing. Devemos identificar nosso target primário - podem ser as pessoas formadoras de opiniões, que divulgarão nossa propaganda para outras pessoas ou ainda um segmento de clientes potenciais. Além disso a propaganda não deve conter textos intermináveis e cansativos.

Lembre-se: para o marketing viral funcionar você precisa despertar em seu leitor um sentimento crucial – o seu interesse.

[]s

Nenhum comentário:


Últimas Notícias > Negócios

Últimas Notícias > Economia